triangulo cinza

Novidades

Por que a curiosidade é uma grande aliada na hora da aprendizagem?

• 15/12/2020

Você já parou pra refletir sobre o poder que o nosso instinto curioso tem no nosso processo de aprendizagem? Por muitos e muitos anos se falou sobre a nossa necessidade de pensar fora da caixa e de ativar nossa criatividade para expandir os limites do aprender, porém a criatividade nasce do quão dispostos a perguntar estamos, do quão abertos a errar nos encontramos e principalmente de entender que não existe certo ou errado e sim, existem possibilidades. As perguntas nos possibilitam isso: trilhar um caminho subversivo e diferente para afirmações óbvias (e não tão óbvias) da vida.

A curiosidade não é apenas sobre fazer perguntas e sim sobre procurar de forma ativa e perpétua possíveis respostas e soluções. A curiosidade faz parte da história das invenções e é a mãe da pesquisa. Teríamos ido a lua sem a curiosidade? Ou descoberto a energia elétrica? Estar aberto as possibilidades é ser curioso. Sabia que em uma pesquisa realizada em 2011 e publicada pela Association for Psychological Science , foi possível comprovar que o cérebro se estimula através da curiosidade? Os estudos mostram que indivíduos tiveram mais facilidade de aprender e lembrar algo quando estimulados com a curiosidade de uma pergunta.

A curiosidade, além de “preparar o terreno’ do cérebro pra receber informações, proporciona uma sensação de bem-estar a um indivíduo no momento que o mesmo entende a reposta ou possível solução que precede uma pergunta. A “sede de conhecimento” caminha lado a lado com a vontade de um de experimentar e conhecer o mundo e acima de tudo de entender quais os limites e possibilidades de sua existência. É sobre aprender, independentemente da onde. A curiosidade é algo que caminha conosco em todos os momentos da vida e nos prepara pra um mundo cada vez mais sedento por novos horizontes e possibilidades.

Aqui na Tris, a gente entende que o conhecimento e o aprender estão presentes na sala de aula mas também fora dela. Aprender é algo que se vive ininterruptamente, do acordar ou adormecer. Ser curioso nos prepara pra vida e abre o caminho para descobrir quem queremos ser. Por isso acreditamos que quanto mais você pergunta, experimenta e cria mais você aprende. Um olhar curioso e um ímpeto questionador são essenciais na formação de uma criança e de um adulto e pode ser instigado a qualquer hora e dia, começando por hoje.

Fonte: S. von Stumm, B. Hell, T. Chamorro-Premuzic. The Hungry Mind: Intellectual Curiosity Is the Third Pillar of Academic PerformancePerspectives on Psychological Science, 2011

Por que a curiosidade é uma grande aliada na hora da aprendizagem?